10 músicas fáceis de tocar na bateria

Quando começamos a tocar bateria aprendemos o famoso “backbeat”, que nada mais é do que um ritmo simples com o chimbau marcando todos os tempos e contratempos, o bumbo no primeiro e terceiro tempos e a caixa no segundo e quarto tempos. Ao conseguir tocar partes da bateria ao mesmo tempo a sensação é muito gratificante, mas depois de um tempo acaba ficando chato tocar só isso. Por esse motivo, neste post você encontrará algumas músicas fáceis de tocar na bateria que são divertidas, principalmente para iniciantes no instrumento.

Dessa forma, ao conseguir tocar músicas, aplicamos mais elementos, o que fortalece o aprendizado. Ser capaz de tocar músicas também permitirá que você toque com amigos e quem sabe até participe de uma banda!

Confira a seguir algumas músicas conhecidas e com ritmos legais de tocar. Caso tenha dificuldades para pegar a música as ouvido, disponibilizarei abaixo a partitura do ritmo principal da música!


1. Paranoid – Black Sabbath

Quem conhece a banda Black Sabbath certamente já ouviu Paranoid. Ela serviu para muitos como porta de entrada para o mundo do rock e heavy metal. Isso porque, o seu ritmo é muito envolvente e é difícil não balançar a cabeça quando ouvimos. A sua bateria inclui apenas o backbeat padrão com a adição de mais uma batida de bumbo e no fim você acompanha a guitarra!

paranoid partitura bateria
*Essa nota pequena ao lado da primeira e última nota na caixa é um indicativo de “flam”,  duas notas tocadas quase em simultâneo.

2. Smells Like Teen Spirit – Nirvana

O Nirvana é uma bandas que marcou uma geração inteira, principalmente na adolescência, e é impossível você não conhecer essa música. Ela pode ser um pouco mais desafiadora e sua principal dificuldade está no bumbo, que é tocado mais rapidamente. Apesar disso, treinando devagar e aumentando a velocidade gradualmente você chegará lá! Como baterista, considero uma das levadas mais gostosas de tocar.

smells like teen spirit partitura bateria
*O ponto do lado da nota significa que essa nota será tocada com o tempo da sua figura mais a sua metade de duração. No caso dessa música meio tempo mais um quarto de tempo.

3. Immigrant Song – Led Zeppelin

Se tem um baterista que não poderia faltar nessa lista de músicas fáceis de tocar na bateria é o lendário John Bonham, do Led Zeppelin. Ela tem uma levada bastante envolvente e já esteve presente em diversas plataformas da mídia, como filmes. Assim como a “Smells Like Teen Spirit”, ela também tem um andamento de bumbo mais rápido, por isso, é recomendado treinar mais devagar. A bateria dela segue o mesmo padrão praticamente toda música, mas, não deixa de ser um ritmo legal de tocar!

immigrant song partitura de bateria
*Fique atento para nota na caixa entre parenteses. Ela significa que é uma nota fantasma, ou seja, toque esta nota o mais baixo que conseguir em comparação com o resto!



4. The Number of the Beast – Iron Maiden

Já que nesta lista temos vários clássicos do rock, Iron Maiden é uma banda que não poderia faltar. Apesar de existirem outras músicas mais famosas da banda, The Number of the Beast tem uma levada muito interessante, com um adianto na batida da ultima caixa de cada compasso.

Por isso, resolvi trazê-la, já que, além de divertida de tocar, ela acrescenta um pouco de independência rítmica para o baterista, saindo da zona de conforto. Fora isso, é só acompanhar a melodia da guitarra!

the number of the beast bateria

5. Money – Pink Floyd

Um dos maiores sucessos do rock mundial, a banda Pink Floyd também merece estar na lista de músicas fáceis de tocar na bateria. Conhecida por trazer o rock progressivo para o público de maneira mais acessível, coloquei aqui uma das músicas da banda que contém um andamento mais complexo.

Assim, em vez do normal compasso quaternário, Money tem um compasso sete por quatro, ou seja, cada compasso você contará sete tempos. A princípio pode parecer confuso, mas acompanhar a melodia é a maneira mais fácil de compreender esse ritmo, já que ela termina sempre no final de cada compasso, ou seja, após uma contagem de sete tempos.

money partitura bateria
*Esse colchete com “3” conhecido como tercina, significa que nesse tempo do compasso são tocadas 3 notas com duração igual (se forem a mesma figura). No caso dessa música em específico a nota do meio não é tocada.

6. In the Air Tonight – Phil Collins

Saindo um pouco do rock e heavy metal, que tal darmos uma passada pelo pop? Phil Collins, além de ótimo cantor, também é um grande baterista e teve passagem importante pela banda Genesis tocando bateria. Essa música é interessante para aqueles que têm dificuldade com viradas, já que a parte da bateria se inicia com uma.

in the air tonight bateria partitura
*Caso a sua bateria não possua 3 tons e um surdo você pode tocar algum dos tons ou o surdo mais de uma vez!



7. Come Togheter – The Beatles

É claro que a lista deveria trazer talvez aquela que seja a principal influencia para o rock nos anos 60, The Beatles. Apesar de as vezes injustiçado, seu baterista Ringo Starr compôs uma linha de bateria para essa música que é quase tão marcante quanto a sua melodia. Também é uma música indicada para bateristas iniciantes treinarem viradas!

come together partitura bateria

8. Believer – Imagine Dragons

Acredito que todo mundo que ouve essa música repara muito na levada de bateria. A maneira como são aproveitados outros elementos nela é o mais interessante. Por exemplo, a marcação do tempo é toda feita usando o aro de algum tambor, que pode tanto ser a caixa quanto algum tom. Isso é muito interessante para bateristas iniciantes terem a percepção de que qualquer elemento da bateria pode ser usado para tocar, não somente peles ou pratos!

believer bateria partitura
*A nota com um traço significa que é tocada no aro. Recomendo tocar no aro do surdo pela proximidade, mas sinta-se livre para tocar no de sua preferencia!

9. Clocks – Coldplay

Sendo uma das bandas que mais marcou o início do século 21, o Coldplay com sua simplicidade e minimalismo consegue entregar músicas muito belas. Essa música, por exemplo, é considerada como o maior sucesso da banda. Ela é muito interessante para se treinar a constância no tocar do bumbo e sair daquela zona de conforto da caixa no segundo e quarto tempos!

clocks bateria partitura

10. Me deixa – O Rappa

É claro esta lista precisava de um rock nacional. Essa música da banda O Rappa tem uma introdução muito marcante pelo fato de começar com a bateria. Ela é outro exemplo que ajuda no estudo de virada e como emendar a virada no ritmo. Recomendo que você treine ela mais devagar e aumente a velocidade gradualmente, por ser uma virada que usa muitos elementos diferentes da sua bateria.

me deixa partitura bateria
*Apesar de já ter sido usado em algumas músicas acima, o “x” com um círculo em volta na posição do chimbal significa abertura dele.

Esperamos que você que é baterista iniciante tenha gostado dessa lista de músicas fáceis de tocar na bateria e que ela seja útil para evoluir os seus primeiros ritmos. Caso esteja com alguma dúvida a respeito de alguma música ou tenha algo a acrescentar, deixe um comentário. Além disso, uma dica essencial caso você fique com dificuldades para entender a partitura é ouvir a música original e acompanhar lendo a partitura respectiva somente. Assim, você visualizará melhor e se acostumará com a maneira que as figuras representam o ritmo.

Não se esqueça de compartilhar com os amigos se você achou interessante este texto. Siga o blog Música e Vinho no Facebook e no Instagram para acompanhar as novidades e quebre tudo no seu instrumento!


Giovane Dâmaso

Na desde os 5 anos, começando pela flauta e terminando em bateria. Atualmente, estudante de licenciatura em Música (com foco em percussão) pela UFSJ. Participante de várias bandas e projetos musicais da região. O gosto pelo vinho surgiu junto com os primeiros shows, em que a bebida na dose certa servia e ainda serve de inspiração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *