11 músicas para quem terminou um relacionamento

O rompimento de um relacionamento é sempre difícil, pois envolve expectativas frustradas, mudança na rotina e o costume com a pessoa. A forma de lidar com isso é muito particular, há quem prefira evitar os pensamentos, há quem procure conforto nas distrações e também aqueles que gostam de viver a tristeza para depois recomeçar. Neste último caso, algumas músicas para quem terminou um relacionamento podem ajudar.

Elas ajudam a traduzir as emoções, “curtir a bad” e até canalizar raiva que pode acontecer. A música, muitas vezes, traz a sensação de não estar só, como se o artista trouxesse o conforto de, momentaneamente, dividir com você aquele sentimento tão íntimo e difícil de expressar.

Fiz essa seleção de 11 músicas para quem terminou um namoro, um lance ou até um casamento, para ajudar a colocar para fora todas as sensações da “fossa”. Coloque seus fones, prepare o lencinho e venha comigo!


1. Piece of my heart — Janis Joplin

A música “Piece of my heart” foi um dos maiores sucessos da cantora Janis Joplin e até hoje é muito ouvida. Sua interpretação magnífica e visceral ajuda a tornar a letra ainda mais dolorosa. A história não poderia ser mais comum: uma pessoa que se dedica ao máximo, enquanto a outra não corresponde na mesma medida.

A voz marcante de Janis traz todo o sentimento de quem sabe que está em uma relação sem reciprocidade, é constantemente ferida, mas não consegue seguir em frente. É possível sentir o seu coração se partir em vários pedaços ao ouvir essa música.

2. Hole in my soul — Aerosmith

“Hole in my soul”, do Aerosmith, é perfeita para cantar bem alto e extravasar. A música virou um clássico da banda e companhia das pessoas com o coração partido. O nome já diz bastante: “buraco em minha alma”. A letra fala muito sobre o ponto final e a dor que a pessoa amada causa.

Nessa música também é possível perceber a sensação de não haver reciprocidade, especialmente em trechos como: “seu amor é como um espinho sem uma rosa” e “me diga qual a sensação de ser a pessoa que gira uma faca dentro de mim”.

3. Too much is not enough — Graveyard

O Graveyard contribui com essa lista com “Too much is not enough”, que traz uma proposta diferente. Ao invés de abordar o término doloroso, fala daquele amor romântico que pouco a pouco se acaba, mesmo que exista um esforço para mantê-lo.

Nota-se que permanece o carinho pela pessoa, mas não é mais possível sustentar a promessa de continuar a relação. Já é um pouco tarde, nada mais será o suficiente para retomar o que era antes. Essa constatação vem acompanhada do pedido para que o amor não vire ódio e também por compreensão.

4. Untouchable — Anathema

A “Untouchable”, do Anathema, é bem longa, a versão ao vivo tem 12 minutos, mas prometo que vale a pena ouvir. Ela traz uma linda combinação de voz masculina e feminina, além disso, ela dói. A razão da despedida não fica muito clara, a própria letra em alguns momentos fala sobre a dificuldade de descrever os sentimentos.

A principal razão para essa música entrar na sua playlist — e garantir infinitos replays — é o conjunto, muito grandioso, sombrio e impactante. É uma ótima alternativa para acompanhar aqueles sentimentos confusos, porém, intensos.



5. Babe I’m gonna leave you — Led Zeppelin

Sou uma grande fã do Led Zeppelin, por isso, quase tudo que eles fazem eu considero genial. “Babe I’m gonna leave you” traz a perspectiva da pessoa que rompe a relação. A letra mostra como o amor foi bom, mas no momento é preciso seguir outro caminho.

A voz cortante de Robert Plant em seus intermináveis “babies” traz a urgência e a tristeza da despedida, que em alguns casos é necessária, mesmo que exista amor. Pós término ou não, é uma excelente alternativa para vários momentos.

6. Vambora — Adriana Calcanhoto

Em “Vambora”, de Adriana Calcanhoto, sentimos a emoção dolorosa de um pós-termino recente, em que a ferida está aberta. A letra demonstra a fase em que ainda existe a expectativa do retorno, quando o eu lírico encontra os rastros da pessoa amada pela casa, o cheiro, a presença que resiste em ir embora.

A voz doce e melancólica de Adriana Calcanhoto relata um conhecido sentimento dos apaixonados que carregam a dor da despedida, em que o coração dispara ao sentir aquele cheiro que traz tantas memórias.

7. O Que Me Importa — Marisa Monte

A canção “O Que Me Importa”, de Marisa Monte, fala de uma fase do pós-termino em que o coração já foi tão desgastado pelo sofrimento e pela rejeição, que não consegue mais sentir o amor de antes. É um sentimento que costuma surgir naquela pessoa que tentou de todas as formas salvar uma relação, mas não foi valorizada como precisava. Então, quando ela finalmente consegue se libertar, a outra pessoa tenta a reconciliação e demonstra o seu sofrimento/arrependimento.

A letra já começa com a frase “o que me importa seu carinho agora, se é muito tarde para amar você?”, que abrange toda a emoção que o eu lírico deseja abordar.

8. The Reason — Hoobastank

“The Reason”, da banda Hoobastank, é a visão arrependida de uma pessoa que percebe que errou. O eu lírico reconhece que foi responsável pela dor de quem estava ao seu lado e constata que gostaria de retirar aquele sentimento, afinal, agora é ele quem sofre.

Essa é uma música para quem terminou um relacionamento e, além da saudade da pessoa amada, precisa lidar com a culpa por ter falhado. Em “The Reason”, vemos também a expectativa de recomeçar o amor.




9. Still Loving You — Scorpions

A canção “Still Loving You”, da banda alemã Scorpions, é um clássico dos anos 1980, que até hoje pode fazer sentido para as pessoas que estão sentindo a dor de amor. A guitarra exprime o sentimento em cada nota e o nome da faixa já diz muito, pois ela pode ser traduzida como “ainda te amo”. O eu lírico fala sobre o quanto ele está disposto a lutar para reconquistar a outra pessoa.

Em “Still Loving You”, temos o relato de um término em que existem ainda sentimentos como amor, orgulho, mágoas e muita tristeza. A música parte da perspectiva de alguém que gostaria de recomeçar o relacionamento desde o início para corrigir todos os erros que destruíram aquele sentimento que já foi forte e bonito.

10. Ainda é Cedo — Legião Urbana

“Ainda é Cedo”, da banda brasileira Legião Urbana, nos remete ao momento exato do término do relacionamento. Nela, acompanhamos o relato de um diálogo que envolve o apego, as ofensas e a dor de se separar de alguém com quem já se tem um vínculo. Podemos perceber o medo da separação, as divergências entre o casal e o peso que a despedida pode ter.

11. Sozinho — Caetano Veloso

“Sozinho”, de Caetano Veloso, assim como “Ainda é Cedo”, está na lista de músicas para quem terminou um relacionamento apesar de não se referir a uma relação que já teve seu fim decretado. No caso da composição de Caetano Veloso, é descrita a dificuldade de quem se pega sozinho pensando sobre aquele amor não correspondido, ou, pelo menos não na mesma intensidade.

Ela aborda a triste percepção de que a outra pessoa simplesmente não se importa e a clássica frase “quando a gente gosta é claro que a gente cuida”. Então, fica a dúvida se esse relacionamento ainda existe ou não.

O universo musical é muito rico e existem opções para diferentes circunstâncias e estados de espírito. As músicas para quem terminou um relacionamento podem ser curtidas em qualquer fase da vida, afinal, são excelentes composições, de artistas que contribuíram muito para o cenário.

Me conta, o que você ouve quando bate aquela bad?


Flávia Lemes

Sou formada em Filosofia e mestranda na área de Educação. Apaixonada por música, deixei de ser violonista de quarto para me tornar guitarrista e vocalista em algumas bandas locais. Adoro vinhos e sempre que posso busco aprender mais sobre suas características e descobrir novos sabores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *