7 músicas calmas para estudar e se concentrar

A música pode ter muitos efeitos em nosso cérebro. Um estudo feito pela Sociedade Europeia de Cardiologia indicou que a música pode acalmar o coração e controlar a pressão arterial, ação que, em alguns casos, pode ser até mais eficaz do que ansiolíticos. Assim, é possível encontrar músicas calmas para estudar e se concentrar, o que vai melhorar seu rendimento em atividades mentalmente desafiadoras.

Por isso, encontrar as músicas certas pode ajudar nos momentos em que você precisa manter o seu cérebro mais focado ou melhorar o seu rendimento. É interessante, por exemplo, para quem trabalha ou estuda em locais muito barulhentos, que dificultam a concentração.

Para ajudar, eu selecionei 7 músicas calmas para estudar e se concentrar. Confira a seguir.

1. Weightless — Marconi Union




Essa música, sem dúvidas, merece estar no início da lista. Isso porque, ela foi feita especialmente para ajudar as pessoas a acalmarem a mente e a se concentrarem. Assim, é considerada a música mais relaxante do mundo, feita por um trio britânico em parceria com neurologistas e terapeutas para reduzir a frequência cardíaca, controlar a pressão arterial e diminuir os níveis de cortisol — o hormônio associado ao estresse.

Dessa maneira, “Weightless”, que significa “sem peso”, é feita em 60 bpm (batidas por minuto). Ao ouvi-la por pelo menos 5 minutos, o corpo acompanha o seu ritmo e fica mais calmo e focado. Além disso, tem um belo vídeo.

2. Nuvole Bianche — Ludovico Einaudi

As composições instrumentais são boas alternativas para quem quer se concentrar e acalmar a mente. Ouvir a sua playlist favorita na hora dos estudos ou do trabalho pode não ser interessante, pois a sua atenção se voltará para as músicas e não para a sua atividade.

O Ludovico Einaudi é um compositor italiano que tem muitas opções para quem precisa de um momento de tranquilidade. Por isso, “Nuvole Biache”, que em português significa “nuvens brancas”, pode ser uma excelente companhia nessas circunstâncias.

3. Autre Temps – Alcest

A banda francesa Alcest tem ótimas opções para quem pretende “viajar” ao ouvir uma música. Apesar de “Autre Temps”, que significa “outro tempo” em português, não ser uma sugestão apenas instrumental, a melodia relaxante pode ser uma alternativa para fazer a sua mente fluir melhor.

Quando não estiver estudando, também é uma boa ideia assistir ao vídeo feito pela banda para a música, pois ele traz belas imagens e uma história interessante sobre o ciclo da vida.

4. Für Elise — Ludwig Van Beethoven

Muitas pessoas gostam de ouvir músicas clássicas para se concentrarem em seus estudos. É uma boa alternativa, pois elas ajudam a manter o foco e assimilar os conteúdos aprendidos. Uma pesquisa financiada pelo Spotify apontou que voluntários que ouviram esse tipo de composição apresentaram um desempenho 12% melhor em matemática.

Isso porque, as escalas clássicas ajudam a provocar um estado de relaxamento mental, mas que mantém o alerta necessário para a concentração. Assim, “Für Elise” (“Para Elisa”), de Beethoven, certamente é uma obra que merece entrar nessa lista. Muito conhecida, ela é ótima para estudar, além de ser uma grande composição.

5. Make The World Go Away — Jazz instrumentals




Para algumas pessoas o jazz pode funcionar para relaxar e fluir melhor nos estudos. Uma dica é a versão instrumental da “Make The World Go Away” (“Faça O Mundo Ir Embora”), do Elvis Presley. Há quem acredite que o gênero seja estimulante para o cérebro, porém, não encontrei nenhum estudo que comprovasse isso. Fica a dica para quem gosta do estilo.

6. Metamorphosis One — Philip Glass

Músicas minimalistas são ótimas para esse objetivo, pois, geralmente, não desviam a sua atenção. Uma excelente opção é “Metamorphosis One” de Philip Glass. Ela faz parte de um álbum conceitual chamado Metamorphosis, inspirado na obra de Franz Kafka. Destaquei aqui apenas a primeira faixa, mas todo o trabalho é muito interessante de ser ouvido para estudos e também por prazer, pois são belas composições.

7. Arrival of The Birds & Transformation — The Cinematic Orchestra

A banda de nu jazz The Cinematic Orchestra fecha a lista de músicas calmas para estudar, trabalhar e se concentrar. O grupo faz muitas experimentações e conta com várias composições que ajudam a deixar a mente mais focada e livre de distrações. Destaquei aqui a “Arrival of The Birds & Transformation” (“Chegada dos Pássaros & Transformação), mas o The Cinematic Orchestra poderia ter uma playlist inteira para esses momentos.

Dessa maneira, apesar deste texto trazer apenas 7 músicas calmas para estudar e se concentrar, existem outras opções que podem, inclusive, ser encontradas nos mesmos álbuns. Além disso, é importante considerar o gosto pessoal, afinal, o que funciona muito bem para uma pessoa pode não ser tão eficiente para outra.

Me conta nos comentários qual música ajuda você a se concentrar!


Flávia Lemes

Sou formada em Filosofia e mestranda na área de Educação. Apaixonada por música, deixei de ser violonista de quarto para me tornar guitarrista e vocalista em algumas bandas locais. Adoro vinhos e sempre que posso busco aprender mais sobre suas características e descobrir novos sabores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *