Janis Joplin — 10 músicas mais marcantes

Janis Joplin, certamente, deixou sua marca na música. Mais conhecida por seu trabalho como cantora, a artista também foi uma grande compositora e multi-instrumentista. Sua carreira começou na Big Brother and the Holding Company, porém, o grande sucesso foi com o trabalho solo. Espera-se de Janis Joplin músicas marcantes e carregadas de emoção, com uma trajetória que, infelizmente, foi interrompida pela morte precoce.

A artista, que já esteve entre as 100 melhores cantoras de todos os tempos pela revista Rolling Stone, encarou um meio dominado por homens e deixou um importante legado, brevemente apresentado no filme “The Rose” de 1979 e no musical “Love, Janis”.

Selecionar as músicas mais marcantes de Joplin não é tarefa fácil, mas, apresento aqui 10 delas, que podem tirar o seu fôlego e emocionar com a voz única dessa artista atemporal. Aproveite!


1. Piece of My Heart

Já indiquei a “Piece of My Heart” aqui no blog quando falei das melhores músicas para quem terminou um relacionamento. Isso porque, ela traz toda a emoção de um sentimento não correspondido, ou pelo menos não na mesma intensidade. Ela foi gravada pela Big Brother and the Holding, mas, na verdade é um cover de Erma Franklin.

A faixa ficou famosa na voz de Joplin e se encaixou bem em sua filosofia de “faça amor e não faça guerra”, característica da cena hippie da qual fazia parte. Aproveite essa grande obra.

2. Mercedes Benz

Como disse, espera-se de Janis Joplin músicas marcantes e fortes. “Mercedes Benz” é um ótimo exemplo disso, pois evidencia a ironia da contra-cultura dos anos 60, que, apesar de criticar o status quo da sociedade, era muito focada no consumismo e na competição capitalista. Cantada à capela, é considerada simbólica para a história da artista, tendo sido gravada apenas três dias antes do seu falecimento.

Janis é famosa também por sua ousadia e não deixou de fazer críticas aos movimentos dos quais ela própria era parte. Nesse contexto, Mercedes Benz marca um período de intensos conflitos em todas as partes do mundo e uma sociedade de mercadoria.

3. To Love Somebody

A música “To Love Somebody” já foi gravada por muitos grandes artistas, como Nina Simone, Rod Stewart e a Janis. Assim, trata-se de um clássico, escrito pelos irmãos Barry e Robin Gibb para primeiro álbum do Bee Gees. Segundo Barry, a música é uma clara mensagem emocional.

Assim, a faixa ganhou o toque especial da interpretação de Joplin, o que a torna uma das músicas marcantes na voz da artista e que merece ser ouvida.

4. Summertime



Há relatos de que a artista era extremamente insegura e acreditava que não sabia cantar. Apesar disso, ao ouvir a sua voz única, como aparece em “Summertime”, fica difícil acreditar que pudesse ser verdade. Ainda assim, a musicista representou a presença feminina em seu meio, assim como a liberdade para as mulheres em vários aspectos.

“Summertime” é uma música que merece ser apreciada com cuidado, para sentir a leveza dos dias de verão, com o ar melancólico e a voz cortante de Janis Joplin.

5. Ball And Chain

A música “Ball and Chain”, da banda Big Mama Thortnton, também ganhou expressividade com a interpretação de Janis, ainda na Big Brother and the Holding Company. Eu desafio você a ouvir sem se arrepiar do começo ao fim. A letra é emocionante e o encaixe é perfeito na intensidade da artista.

6. Me and Bobby McGee

A road song “Me and Bobby McGee”, do álbum Pearl, está entre as mais famosas de sua carreira. Ela foi escrita por Fred Foster em homenagem a Barbara Bobby McKee, uma secretária por quem estava apaixonado. Desde então, a faixa já foi regravada por vários artistas como Johnny Cash, Melissa Etheridge, LeAnn Rimes e Pink.

7. Cry Baby

“Cry Baby” está entre as músicas mais famosas da Janis. Isso porque, ela traz toda a intensidade, paixão e emoção da cantora. Dá para sentir a tristeza da perda do amor na letra e interpretação. Dessa forma, está entre as top 10 da artista e merece ser a sua atenção.




8. Try (Just a Little Bit Harder)

A paixão com traços de inconsequência (já mencionei a intensidade?) também deixam a sua marca em “Try (Just a Little Bit Harder). Trata-se de uma faixa dançante, mas, ainda com a proposta de lutar por um amor perdido.

9. Move Over

Nesse momento, já deu para perceber que Janis Joplin era uma artista que transbordava amor, assim como dores de amor. “Move Over” reforça a passionalidade da artista, em uma música com muitos elementos do jazz e do blues. É contagiante!

10. Little Girl Blue

A música “Little Girl Blue” inspirou o título de um documentário sobre Janis, que já foi considerada a rainha do blues. Temos em Janis Joplin músicas que marcaram a história do gênero e uma combinação de força e fragilidade, que jamais se confundem com submissão.

Dessa forma, ao lado da torrente que impacta a todos e da importante quebra de padrões, percebemos na artista o desejo de ser amada, a dificuldade de lidar com a fama e a insatisfação com o mundo.

Assim, acompanhamos a marcante história de amor, musicalidade única e luta pela liberdade, escancaradas em Janis Joplin nas músicas e na forma de conduzir a sua breve carreira. Seu legado permanece influenciado artistas de diferentes gêneros, abriu caminho para muitas mulheres na música e ainda encanta pessoas de diferentes gerações.

Qual a sua música favorita da Janis Joplin? Conte nos comentários!


Flávia Lemes

Sou formada em Filosofia e mestranda na área de Educação. Apaixonada por música, deixei de ser violonista de quarto para me tornar guitarrista e vocalista em algumas bandas locais. Adoro vinhos e sempre que posso busco aprender mais sobre suas características e descobrir novos sabores.

One thought on “Janis Joplin — 10 músicas mais marcantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *