10 músicas mais pesadas e sombrias

O universo musical tem muitas possibilidades e uma das principais é expressar o que sentimos ou o que queremos que o ouvinte sinta ao fazer uma composição. Todos nós temos músicas que gostamos de ouvir em diferentes estados emocionais: para os momentos de tristeza; as românticas, que fantasiamos a pessoa amada ou simplesmente músicas animadas, quando só queremos curtir.

No entanto, alguns artistas podem fugir um pouco disso e usar a música para provocar sensações de medo ou angústia. Assim como nos filmes de terror, horror e suspense que nos deixam assustados, alguns gêneros musicais ou até mesmo músicos mais populares recorrem a uma temática mais sombria em suas canções, seja para contar uma história de terror ou simplesmente provocar no ouvinte essas reações. Muitas dessas músicas mais pesadas e sombrias costumam ser baseadas em autores literários dos gêneros de terror, filmes ou até mesmo na cultura popular e mitologia.

Quer conhecer algumas delas? Então, pegue um bom vinho e se prepare para entrar no mundo obscuro da música  com algumas canções que poderão te causar um arrepio na espinha!

1. Mars, the Bringer of War — Gustav Holst




Parte da suíte Os Planetas, a obra mesmo sendo orquestral tem um peso fenomenal, principalmente para a época. Como o próprio nome diz, essa seção da sinfonia é inspirada em Marte, planeta associado em algumas culturas a divindades relacionadas a guerra.

Composta em 1916, própria obra foi criada num dos momentos mais sombrios da história da humanidade: a Primeira Guerra Mundial. Além disso, serviu de inspiração para temas da cultura pop, como a marcha imperial da saga de Star Wars.

2. Revolution 9 — The Beatles

Adentrando o universo do rock, essa canção foi uma das primeiras a introduzir elementos mais caóticos e com certeza surpreendeu bastante os ouvintes de Beatles na época em que foi lançada. Ela é cheia de samples diferentes, contendo desde pianos e coros a barulhos do dia a dia, gritos e alguns ruídos mais perturbadores.

Certamente, é uma música que causa angústia e desconforto a primeira vista, devido a extrema experimentação. Além disso, a cada minuto a sensação que se tem é que ela fica mais caótica.

3. Black Sabbath — Black Sabbath

A banda precursora do metal, considerado um estilo de música mais pesado que os demais, não poderia faltar nessa lista de músicas pesadas e sombrias. A faixa que leva o título da banda foi composta pelo baixista Geezer Butler, que na época era fascinado com ocultismo.

É baseada em uma experiência bizarra, em que ele conta ter avistado uma sombra escura no pé de sua cama ao acordar. Essa sombra desapareceu logo em seguida. Então, Geezer notou que um de seus livros sobre ocultismo havia desaparecido também.

4. I’m a Marionette — Abba




Pode parecer difícil acreditar que uma banda como Abba entraria nesta lista de músicas mais pesadas e sombrias por suas canções tão alegres e animadoras. Com melodias trágicas e melancólicas no refrão, a canção trata sobre a manipulação que alguns artistas sofrem, se tornando marionetes da indústria da arte.

5. Stigmata Martyr — Bauhaus

Conhecida por ser uma banda que caminha muito pelos vales da sombra, essa música pode ser considerada uma de suas mais sinistras. Ela ilustra não só o cristianismo, mas, religiões em geral que apontam como salvação a dor e sofrimento em maneiras mais extremas como autoflagelação e masoquismo. Ao final, a atuação do vocalista enfatiza ainda mais a intenção sombria..

6. Mein Teil — Rammstein

Rammstein é uma banda conhecida principalmente pelas suas polêmicas e com essa música não é diferente. Mein Teil conta a história de um caso de canibalismo bem bizarro que ocorreu na Alemanha no início dos anos 2000, em que a vítima consentiu o ato e até comeu parte do próprio corpo. Por conta disso, o nome da música em português, significa “Minha Parte”.

7. The Thing That Should Not Be — Metallica



O autor Lovecraft foi um dos maiores colaboradores para a consolidação dos gêneros de terror e horror com seus livros. Sendo assim, não poderia faltar nessa lista canções que tiveram sua influência. Isso ocorre com a música “The Thing That Should Not Be” do Metallica, que perpassa por vários de seus contos. O seu título enfatiza o modo como o próprio Lovecraft gostava de descrever sua mitologia e criaturas, o choque e horror ao entrar em contato com coisas que não deveriam existir.

8. Bleed — Meshuggah

Já adentrando o mundo do metal extremo, Meshuggah é conhecida por ser uma banda que explora radicalmente as possibilidades rítmicas em suas músicas, principalmente para alcançar peso. Junto a isso, nessa música a banda tenta transmitir a sensação de uma pessoa que está tendo um aneurisma. A maneira como a letra é escrita também traz uma conotação poética e mecânica ao que se passa na cabeça da pessoa que sente que sangrará até a morte, o que deixa tudo mais sombrio.

9. Persepolis — Septicflesh

Conhecida pela mistura exótica de metal extremo e orquestrações, Septicflesh é uma banda que tem por tema principal ocultismo, mitologia e autores do horror como o próprio Lovecraft. No entanto, nessa canção a banda descreve o saque e a destruição da capital do Império Persa por Alexandre, o Grande. Durante a realização de um banquete após ter conquistado a cidade, inicia-se um incêndio, acidental ou não, que culmina em seus soldados massacrando, saqueando e destruindo de uma das maiores e mais belas cidades do seu tempo.

10. Enduring The Eternal Molestation Of Flame — Nile

Se você se interessa por mitologia egípcia, Nile com certeza será uma boa indicação. Desde a sua criação, a banda aborda temas relacionados ao povo nilótico em suas músicas, e por vezes o já citado Lovecraft.

A música em questão trata da passagem para o outro mundo segundo o Livro dos Mortos, na mitologia egípcia. Após a morte, o espírito passa por várias provações antes de alcançar o paraíso, dentre elas, enfrentar diversos tipos de demônios que possuem formas animalescas e grotescas. Por fim, teria seu coração pesado pelo deus Anúbis. Se este fosse mais pesado que uma pena, significaria que a pessoa não teve uma vida digna e ela seria condenada a habitar eternamente seu corpo apodrecido ou a algo muito próximo ao inferno como conhecemos.

Depois dessa lista de músicas mais pesadas e sombrias, nada melhor que um bom vinho para relaxar caso você tenha à mão. Nota-se que, assim como nas artes visuais, especialmente o cinema, a música também é muito capaz de causar sensações assustadoras ou que elevem a sua tensão.

Se você conhece alguma música que deveria estar nessa lista, não esqueça de compartilhar com a gente nos comentários!


Giovane Dâmaso

Na desde os 5 anos, começando pela flauta e terminando em bateria. Atualmente, estudante de licenciatura em Música (com foco em percussão) pela UFSJ. Participante de várias bandas e projetos musicais da região. O gosto pelo vinho surgiu junto com os primeiros shows, em que a bebida na dose certa servia e ainda serve de inspiração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *