Rock nacional: 9 músicas que valem a pena ouvir

Quando o assunto é rock, frequentemente pensamos nos grandes clássicos internacionais, de bandas como Black Sabbath, Led Zeppelin, Os Beatles etc. No entanto, nosso país conta com artistas expressivos e que marcaram a história da música. Além dos gigantes das décadas passadas, vale destacar que também existem muitas bandas de rock nacional em atividade e com lançamentos essenciais.

Por isso, se o seu objetivo é descobrir grandes produções do Brasil e valorizar a cena, você precisa conhecer essas 9 músicas de rock nacional. Algumas delas tratam de temas caros para o nosso país, outras se tornaram até mesmo referência mundial. Confira a seleção nas próximas linhas!

1. Ovelha Negra — Rita Lee & Tutti-Frutti




A faixa Ovelha Negra, assinada por Rita Lee e o grupo Tutti-Frutti, faz parte do disco Fruto Proibido, lançado em 1975. Esse foi o maior sucesso da carreira da cantora e há rumores que associam a letra à demissão da artista de sua banda anterior, Os Mutantes. Independentemente da inspiração, é difícil não se identificar, afinal, muitos de nós por diversas vezes nos sentimos “ovelhas negras”.

2. Balada do Louco — Os Mutantes

Por falar em Rita Lee e sua história em Os Mutantes, uma de suas grandes composições para a banda, ao lado de Arnaldo Baptista, é Balada do Louco. A faixa faz parte do disco Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets, de 1972. A canção também foi regravada por Ney Matogrosso no LP solo Bugre, em 1986. Assim como a Ovelha Negra, a Balada do Louco aborda a sensação de estar um pouco “fora da curva”.

3. Sangue Latino — Secos & Molhados

Uma das grandes composições da história do rock nacional é Sangue Latino, que faz parte do primeiro disco da banda Secos & Molhados. O álbum foi lançado em 1973 e leva o nome do conjunto musical como título. A letra de Sangue Latino é fortemente política, somando-se à performance ousada de Ney Matogrosso e a um instrumental minimalista. Certamente é uma das grandes canções brasileiras e que merece ser ouvida.

4. Bichos Escrotos — Titãs

Uma faixa um pouco mais direta e provocativa que as demais músicas desta lista é a Bichos Escrotos, lançada pela banda Titãs no disco Cabeça Dinossauro, de 1986. A faixa aborda metáforas menos polidas se comparada com as composições poéticas que faziam sucesso na época, demonstrando influências do movimento punk que estava em crescimento. Assim, se destaca em um disco que marcou a história do grupo.

5. Fátima — Capital Inicial

Fátima é uma música composta por Renato Russo e que foi gravada pelo Capital Inicial no seu álbum de estreia em 1986, que tem o nome da banda como título. Com um tom desafiador, bem como críticas sociais e religiosas, a faixa ainda deixa algumas perguntas em aberto no que se refere à intenção do seu criador. Desse modo, Fátima também tem seu lugar garantido entre as músicas de rock nacional que valem a pena ouvir.

6. Perfeição — Legião Urbana



Quando se pensa em Legião Urbana, alguns dos grandes sucessos da banda logo surgem à mente, como Pais e Filhos, Faroeste Caboclo ou Eduardo e Mônica. No entanto, o grupo musical é rico em composições fortes e bastante ácidas. Um exemplo é Perfeição, a pesada crítica social lançada no disco O Descobrimento do Brasil, em 1993, mas que ainda parece assustadoramente atual. A composição retrata alguns dos grandes desafios da humanidade, bem como as suas fraquezas diante das próprias falhas.

7. Muros e Grades — Engenheiros do Hawaii

Também com a proposta de realizar críticas sociais, a banda Engenheiros do Hawaii gravou em 1991, no disco Várias Variáveis, a faixa Muros e Grades. Ela aborda as perspectivas macro e micro relacionadas ao medo e às fantasias que ele pode gerar.

Entre diversas referências filosóficas exploradas por Humberto Gessinger, a letra se relaciona diretamente com o conceito de absurdo do francês Albert Camus. Nesse sentido, demonstra o irônico desejo de algumas pessoas de proteger uma vida que, vivida de forma irrefletida, pode ser esvaziada em sentido. Evoca ainda as diversas violências que permeiam livremente o nosso cotidiano, enquanto estamos distraídos nos protegendo de perigos imaginários. É certamente uma produção do rock nacional que merece ser ouvida.

8. Máscara — Pitty

O single Máscara faz parte do disco Admirável Chip Novo, lançado em 2003 por Pitty. A artista aborda a importância da autenticidade de assumir a si mesmo, independentemente do que as outras pessoas pensarão. A música se tornou um dos maiores sucessos de Pitty e ajudou a projetá-la para o grande público.

9. O Vazio — Remédio Sem Causa

Entre os lançamentos mais recentes, é válido destacar o disco Controle (2021) da banda mineira Remédio Sem Causa. A faixa O Vazio nos faz encarar a perda de sentido que pode estar escondida nos dias iguais, com um misto de melancolia introspectiva e ira de quem se vê refém dos próprios sentimentos. Em meio à sensação de vazio, há o dilema entre a expectativa e o medo da mudança. Para além da faixa, o disco é repleto de críticas e reflexões sobre os caminhos da sociedade contemporânea, nos ajudando a extravasar a nossa legítima sensação revolta.

Como vimos, o rock nacional está cheio de grandes composições, que fizeram parte de diferentes gerações. Além dos 9 exemplos que citamos, ainda existem muitas outras grandes músicas que merecem ser ouvidas.

Você conhece mais alguma faixa que deveria fazer parte desta lista? Deixe nos comentários!


Flávia Lemes

Sou formada em Filosofia e mestranda na área de Educação. Apaixonada por música, deixei de ser violonista de quarto para me tornar guitarrista e vocalista em algumas bandas locais. Adoro vinhos e sempre que posso busco aprender mais sobre suas características e descobrir novos sabores.

3 thoughts on “Rock nacional: 9 músicas que valem a pena ouvir

  • em
    Permalink

    Parece que voce se esqueceu de mencionar o Cazuza, considerado por muitos como o maior nome da sua geração e da Marina, outro nome de indiscutível importância dentro do rock brasileiro

    Resposta
  • em
    Permalink

    O título certo não seria ” Rock nacional: nove músicaS que valeM a pena ouvir”?

    Resposta
  • em
    Permalink

    Acho que você deveria incluir também a música “Me Chama” do Lobão

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *