21 filmes sobre rock e metal

A indústria cinematográfica é cheia de filmes sobre rock e metal, que fazem parte da história dos apreciadores do gênero. Contamos com grandes clássicos, que ganharam fama nas telonas, além de diversas produções lado b, que falam mais sobre a realidade de bandas, estilos e da cultura dos fãs. Também não podemos esquecer os filmes que não tratam diretamente do universo do rock e do metal, mas que se destacam por sua trilha sonora.

Se você procura por títulos que abordem essa temática, está no lugar certo! Separei 21 filmes sobre rock e metal para todos os gostos. Confira!

Documentários sobre rock e metal

Os documentários narram a trajetória dos artistas com a proposta de fidelidade, o que é muito interessante para fãs que desejam saber mais sobre os seus ídolos ou mesmo para curiosos que gostam de conhecer os bastidores da música. Veja alguns documentários sobre rock e metal!

1. Metallica: Some Kind of Monster (2004)

“Some Kind of Monster” é o nome de uma das faixas do famigerado álbum “Saint Anger” (2003) do Metallica e também o título de um documentário que conta mais sobre o processo criativo da banda. A princípio, a produção seria apenas para abordar os bastidores do disco “St. Anger”, mas acabou evoluindo para outros momentos e desafios enfrentados pelos músicos.

O longa mostra algumas fragilidades dos artistas, os conflitos internos e o momento em que a banda se encontrava — que é claramente refletido no polêmico disco. A direção é de Joe Berliner e Bruce Sinofsky, com distribuição pela Paramount Pictures.

2. Botinada — A Origem do Punk no Brasil (2006)

Em “Botinada — A Origem do Punk no Brasil”, como o subtítulo adianta, é contada a história de como o movimento punk se inicia no Brasil, entre os anos de 1976 e 1984. A produção reúne entrevistas com os músicos, cineastas e jornalistas que fizeram parte do movimento, mostrando como o país teve uma experiência muito distinta do punk inglês e estadunidense.

Botinada foi produzido e dirigido por Gastão Moreira. O longa está disponível gratuitamente no YouTube!


3. Raul: O Início, o Fim e o Meio (2012)

Raul Seixas marcou a história do rock no Brasil, com uma trajetória cheia de controvérsias e experimentações musicais. No documentário “Raul: O Início, o Fim e o Meio”, diversas personalidades que fizeram parte da carreira do artista contam sobre as suas experiências ao lado de Raul.  O documentário foi dirigido por Walter Carvalho e codirigido por Evaldo Mocarzel.

4. Keith Richards: Under the Influence (2015)

Keith Richards é um dos guitarristas mais influentes da história da música mundial, tendo eternizado o seu nome na banda Rolling Stones. No documentário “Keith Richards: Under the Influence”, um pouco da história desse lendário mestre das cordas é contada, desvendando as suas inspirações e desafios.

Um aspecto interessante da produção é ter o protagonista ainda vivo para compartilhar as suas percepções, sendo ele próprio um dos autores do longa, ao lado de Steve Jordan e Waddy Wachtel. O documentário foi dirigido por Morgan Neville.

5. John e Yoko: Só o Céu como Testemunha (2018)

Um dos casais mais polêmicos do mundo do rock sem dúvidas foi John Lennon e Yoko Ono. A relação divide os fãs e no documentário “John & Yoko: Só o Céu como Testemunha”, o público pode conhecer um pouco mais sobre a dupla, bem como a influência da cantora na vida e na carreira de Lennon.

O longa é rico em imagens e detalhes, mas bastante objetivo no conteúdo. O espectador conta também com muitas participações de grandes nomes da música contando as suas percepções a respeito da dupla. O documentário foi dirigido por Michael Epstein.


6. Queen + Adam Lambert: O Show Deve Continuar (2019)

O documentário “Queen + Adam Lambert: O Show Deve Continuar” não é um grande sucesso de críticas, mas é relevante por abordar uma perspectiva um pouco controversa no meio do rock. Após a morte de Freddie Mercury, a banda inglesa teve dificuldades em decidir seu futuro. Enquanto os músicos ainda estavam cheios de energia para compor e manter uma agenda de shows, o vocalista levou consigo uma parte importante da identidade do Queen.

A saída encontrada foi convidar Adam Lambert, uma revelação do programa de talentos American Idol, para dar continuidade ao trabalho da banda, sempre buscando honrar a memória de Freddie. O filme é dirigido por Christopher Bird e Simon Lupton.

7. Robert Johnson: O Diabo na Encruzilhada (2019)

Robert Johnson foi um talento inigualável na história da música, especialmente no blues. A sua história é tão marcante que gerou rumores de que ele teria feito um pacto com o diabo para conquistar as suas habilidades.  No documentário “Robert Johnson: O Diabo na Encruzilhada”, fãs, amigos, familiares e outras pessoas que estiveram próximas ao artista em algum momento falam sobre as possíveis origens do talento notável de Johnson, bem como os mistérios que o rondam.

O documentário tem menos de uma hora de duração e foi realizado pela Netflix, em uma série chamada ReMastered. A direção ficou por conta de Brian Oakes.

Comédias sobre rock e metal

little nicky

Dentre os gêneros de filmes sobre rock e metal que fizeram sucesso com o público, as comédias se destacam por trazerem de forma leve — e muitas vezes bastante despudorada — um pouco mais sobre esse universo. Confira as sugestões!

8. Little Nicky – Um Diabo Diferente (2000)

Adam Sandler é um nome bastante popular nas comédias, mesmo que seu estilo divida os gostos. Conhecido pelas histórias românticas e água com açúcar, ele também protagonizou um filme que gira em torno do heavy metal, o “Little Nicky: Um Diabo Diferente”. No longa, Sandler interpreta Nicky, filho caçula do príncipe das trevas com um anjo.

O jovem fã de heavy metal é tímido e desajeitado, sendo motivo de piada. Na trama, ele precisa lidar com os dilemas vividos entre o céu e o inferno. A comédia tem muitas participações especiais, como Ozzy Osbourne e Quentin Tarantino. A direção é de Steven Brill.

9. Escola de Rock (2003)

Não é possível fazer uma lista de filmes sobre rock e metal sem incluir o clássico “Escola de Rock”. Protagonizado pelo incomparável Jack Black, o longa é exibido com frequência pela TV aberta. Ele conta a história de um cantor e guitarrista (Jack Black) que é demitido da banda e se passa por professor substituto em uma escola preparatória. Como professor, ele ensina mais sobre o rock and roll do que qualquer outra matéria.

O filme tem uma clara inspiração em “Sociedade dos Poetas Mortos”, com a ideia de mestre inspirador. A direção é de Richard Linklater.


10. Tenacious D: Uma Dupla Infernal (2006)

“Tenacious D: Uma Dupla Infernal” é mais um filme protagonizado por Jack Black que tem o rock como elemento central. No longa, JB (Jack Black) e KG (Kyle Gass) se juntam com o objetivo de se tornarem grandes estrelas do rock, revolucionando a música. Para alcançarem o feito, eles viajam em busca da palheta do destino, um elemento poderoso, feito com um dente do diabo, que tornaria qualquer pessoa um verdadeiro mestre das cordas.

O filme conta com muitas participações especiais, como a de Ronnie James Dio, que aparece para JB  durante toda a história. Outros nomes são Meat Loaf e Dave Grohl, que interpreta o próprio diabo. A direção é de Liam Lynch.

11. O Pior Trabalho do Mundo (2010)

Em “O Pior Trabalho do Mundo”, Aaron Green (Jonah Hill) precisa encarar o trabalho de acompanhar o polêmico astro do rock Aldous Snow (Russell Brand) em sua última turnê, garantindo que os compromissos do artista sejam cumpridos. Green se depara com uma estrela cheia de excentricidades e de excessos, com os quais ele precisa lidar.

O rockstar fictício abrange muito da imagem que comumente se tem a respeito das pessoas do meio. O longa é dirigido por Nicholas Stoller.

12. Heavy Trip (2018)

Para quem deseja um filme mais lado b, o filme “Heavy Trip”  é uma boa pedida. O título conta a história de uma banda de heavy metal desconhecida, que embarca na missão de se apresentar no maior festival do gênero da Finlândia. Trata-se de uma produção finlandesa, que traz muitas das características fortes da música no país.

O longa explora temáticas como o rock, vikings e também uma richa entre Finlândia e Noruega. O filme foi dirigido por Juuso Laatio e Jukka Vidgren.

Dramas sobre rock e metal

A música pode fazer parte de momentos alegres e festivos, mas também está presente nas situações mais tensas e comoventes. Assim, a lista de filmes sobre rock e metal também conta com alguns dramas. Acompanhe!

13. Rock Star (2001)

O filme “Rock Star” chama a atenção do público de cara pela sua trilha sonora marcante. O longa conta a história de Chris Coles (Mark Wahlberg), o vocalista de uma banda cover de Steel Dragons. Ele é demitido do grupo, mas a sua vida muda quando ele é convidado para assumir o papel de vocalista da própria Steel Dragons. Esse é um filme sobre sonhos e crises na carreira. A direção é de Stephen Herek.

14. Mudando o Destino (2013)

O filme “Mudando o Destino” (você também pode encontrá-lo com o título “MetalHead”) foge um pouco dos padrões aos quais estamos acostumados com as produções estadunidenses. O longa é feito na Islândia e conta a história de Hera (Thora Bjorg Helga), que após o falecimento trágico do irmão (Óskar Logi Ágústsson), passa a assumir características da sua personalidade, como tocar a guitarra que ele deixou.

Assim, Hera tenta lidar com a dor do luto a partir da música, explorando sonoridades tão sombrias como os seus sentimentos. O filme é dirigido por Ragnar Bragason.


15. Lords of Chaos (2018)

“Lords of Chaos” é um filme polêmico e um tanto quanto perturbador, que se baseia na história da banda norueguesa de black metal Mayhem. É difícil saber o que é realidade e o que é ficção na trama e essa parece ser mesmo a sensação conflituosa que o filme pretende causar. O longa mostra os excessos e a obscuridade envolvidos no meio, bem como a controversa relação entre Euronymous (Rory Culkin) e Varg Vikernes (Emory Cohen).

Uma curiosidade é que o filme foi dirigido por Jonas Åkerlund, um diretor de videoclipes sueco que ganhou notoriedade por trabalhar com artistas como Roxette, Metallica, Christina Aguilera, U2, Blink-182, P!nk, Rammstein e Lady Gaga. No entanto, ele também foi baterista da banda Bathory, considerada uma das precursoras do black metal.

16. Bohemian Rhapsody (2018)

O drama biográfico “Bohemian Rhapsody” conta um pouco da história de Freedie Mercury e da ascenção da banda Queen. Ele mostra um recorte de 15 anos da trajetória do grupo, que vai da formação original até a apresentação no Live Aid em 1985, seis anos antes do falecimento do vocalista.

O título chama a atenção pela atuação de Rami Malek no papel de Freedie Mercury. A direção é de Bryan Singer e Dexter Fletcher.

Suspense/terror sobre rock e metal

rainha dos condenados

O rock e o metal têm tudo a ver com filmes de suspense e terror. Veja as sugestões!

17. Heavy  Metal do Horror (1986)

Em “Heavy Metal do Horror”, acompanhamos a história de Eddie Weinbauer (Marc Price), um adolescente que ama heavy metal e é fã do artista Sammi Curr (Tony Fields). Eddie vivencia situações sobrenaturais quando decide tocar o disco do seu ídolo, já falecido, de trás para frente, fazendo com que ele volte do inferno.

O filme é bem típico dos anos 80, então quem gosta dessa proposta tem grandes chances de curtir. Como outros títulos da lista, o longa conta com participações especiais como a de Ozzy Osbourne e Gene Simmons. A direção é de Charles Martin Smith.

18. A Rainha dos Condenados (2002)

O filme “A Rainha dos Condenados” é uma mistura de terror e fantasia, que conta a história do vampiro Lestat (Stuart Towsend), uma estrela do rock que acaba despertando a rainha de todos os vampiros, Akasha (Aaliyah), com a sua música. Para evitar o fim da espécie, todos os vampiros do planeta precisarão se reunir e tentar derrotar Akasha.

Enquanto gravava “A Rainha dos Condenados”, a atriz Aaliyah sofreu um acidente aéreo e faleceu. Por esse motivo, algumas cenas em que a personagem interpretada por ela aparecia precisaram ser dubladas por seu irmão, Rashad Haughton. O título foi dirigido por Michael Rymer.


19. Sala Verde (2015)

Em “Sala Verde”, acompanhamos a tensão de uma banda de rock que presencia um crime brutal e precisa se esconder em uma sala verde para evitar ser vítima de queima de arquivo. A trama mostra os desafios que bandas pequenas precisam enfrentar, a gratuidade da violência em determinados meios e uma grande tensão diante de situações extremas. A direção é de Jeremy Saulnier.

20. Terror no Estúdio 666 (2022)

“Terror no Estúdio 666” é um filme de terror protagonizado pelos integrantes da banda Foo Fighters. O grupo decide utilizar um casarão antigo para a gravação do seu décimo álbum, “Medicine at Midnight”. Coisas estranhas começam a acontecer no local, incluindo uma possessão do vocalista Dave Grohl.

Não é um grande sucesso de atuação, afinal, as encenações são feitas por músicos e não por atores, mas é uma experiência interessante para quem gosta do Foo Fighters. Também é uma chance de ver Taylor Hawkins em um de seus últimos trabalhos. A direção é de BJ McDonnell.

Outros filmes com a temática rock e metal

Para finalizar essa seleção, existem filmes que não se encaixam em outros gêneros, mas que não poderiam ficar de fora da lista. Veja!

21. The Dirt – Confissões do Mötley Crüe (2019)

Para fechar a lista de filmes sobre o rock e o metal,  a cinebiografia “The Dirt — Confissões do Mötley Crüe” mostra a banda icônica do Glam Metal sem filtros ou floreios. É uma produção que conta um pouco da ascenção e também das baixas enfrentadas pelo grupo, abordando também os excessos, as polêmicas e muito mais sobre a trajetória do Mötley Crüe.

Como vimos, o rock e o metal são gêneros fundamentais para a história da música mundial, estando fortemente presentes também no cinema. Agora você tem 21 alternativas de filmes para explorar essa temática.

Gostou da lista de filmes sobre rock e metal que você acabou de conferir? Então compartilhe em suas redes sociais e mostre para outras pessoas!


Flávia Lemes

Sou formada em Filosofia e mestranda na área de Educação. Apaixonada por música, deixei de ser violonista de quarto para me tornar guitarrista e vocalista em algumas bandas locais. Adoro vinhos e sempre que posso busco aprender mais sobre suas características e descobrir novos sabores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *