Sister Rosetta Tharpe — quem foi?

Um dos nomes mais importantes do rock and roll e do blues é feminino e negro: Sister Rosetta Tharpe. A cantora, guitarrista e compositora é considerada a mãe do rock mundial, sendo uma forte influência para artistas que se tornaram expoentes do gênero, como Little Richard, Chuck Berry, Elvis Presley e Johnny Cash.

A carreira musical da artista teve início na década de 1930, mas até hoje o seu trabalho é relevante, já que ela deixou um legado de ousadia e misturas que marcaram gerações. Rosetta foi pioneira em trazer a guitarra elétrica para a música gospel, o que ajudou a abrir caminho para o rock and roll, que surgiria mais tarde.

Quer conhecer mais sobre quem foi, a importância e as músicas dessa estrela? Continue a leitura para conferir uma pequena biografia de Sister Rosetta Tharpe!

Quem foi Sister Rosetta Tharpe



Rosetta Nubin nasceu em Cotton Plant, Arkansas, em 20 de março de 1915, filha de colhedores de algodão. Sua carreira musical começou quando ela ainda era criança — entre 4 e seis anos de idade —, acompanhando seus pais que eram músicos na Igreja de Deus em Cristo. Na época, a pequena era chamada de “Little Rosetta Nubin, the singing and guitar playing miracle” (em tradução livre: “Pequena Rosetta Nubin, o milagre do canto e da guitarra”).

De tradição religiosa, Rosetta fazia apresentações no meio gospel, mas secretamente tocava estilos inspirados em músicos de jazz, bem como dedilhados semelhantes ao de Memphis Minnie.

Já com uma carreira proeminente, Rosetta se casou com Tommy Thorpe, pastor da igreja que frequentava, em um matrimônio arranjado pelos pais. Porém, no registro ocorreu um erro de digitação no sobrenome de casada, e ela passou a se chamar Rosetta Tharpe. Assim, tornou-se Sister Rosetta Tharpe, adontando o “sister” por sua ligação com a igreja e por ter como principal referência a música gospel.

Ela precisou lidar com a origem humilde e um casamento malsucedido, que culminou na separação pouco tempo após a união.

Carreira de Rosetta Tharpe

Como vimos, a artista já exibia um talento notável desde os seus primeiros anos de vida. Em 1938, Rosetta se mudou para Nova Iorque e realizou as primeiras gravações profissionais com a Decca Records. O impacto foi bastante positivo com o público em geral, mas os grupos religiosos se chocaram com as misturas da música sacra com outros gêneros.

A ousadia de Tharpe chamou a atenção e ela realizou muitas apresentações, originando grandes sucessos, como os hits “This Train” e “Rock Me”. Desse modo, durante a Segunda Guerra Mundial, Rosetta esteve entre os pouquíssimos artistas autorizados a gravar v-discs — um projeto feito para levantar o moral dos soldados na linha de frente — para as tropas europeias.

Em 1944, ela gravou “Strange Things Happening Every Day” com o pianista Sammy Price. O virtuosismo nas cordas, bem como o estilo irreverente e inovador fizeram a canção chegar ao top 10 da Billboard (pela primeira vez com uma artista mulher, conquista que se repetiu algumas vezes em sua carreira). Nesse sentido, “Strange Things Happening Every Day” é considerada por muitos a primeira gravação de rock and roll da história. A sua discografia é composta pelos seguintes títulos:


  • Gospel Train
  • Up Above My Head
  • Precious Memorie
  • Didn’t It Rai
  • Rock Me
  • This Train

Assim, ela desafiou as normas sociais e culturais da época. Como uma mulher negra, divorciada e de origem humilde tocando guitarra, cantando e liderando uma banda, Tharpe enfrentou muita resistência. No entanto, ela perseverou e se tornou uma inspiração para muitas pessoas, especialmente para outras mulheres negras que queriam seguir carreira na música.

Artistas influenciados por Sister Rosetta Tharpe

Você já sabe que a nossa mãe do rock influenciou diversos artistas do gênero, que posteriormente tiveram carreiras de sucesso. Ela quebrou diversas barreiras, mas não o suficiente para que tivesse os créditos por sua importância musical e no surgimento do que conhecemos como rock and roll. Ainda hoje muitas pessoas não sabem quem foi Rosetta Tharpe, mas já se empolgaram com músicos que tiveram seu estilo como referência.

O público se movimentava para ver o fenômeno que foi a cantora, compositora e guitarrista. No entanto, quando alguns homens do Mississipi começaram a tocar e ser reconhecidos como expoentes do rock and roll, Rosetta, que 20 anos atrás já tocava o estilo com a sua força única, caiu no esquecimento.

A heroína também foi recebeu homenagens de astros do rock, que reconheceram o seu valor para o gênero. Robert Plant, vocalista da banda Led Zeppelin, escreveu a canção “Sister Rosetta Goes Before Us” (tradução livre: “Sister Rosetta irá antes de nós”). Além disso, ela foi incluída no Blues Hall of Fame em 2007 e no Rock and Roll Hall of Fame em 2018. O estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, dedicou o dia 11 de janeiro em sua homenagem.

Fim da carreira e falecimento

Nossa mãe do rock passou por problemas de saúde, como um derrame e até a necessidade de amputar uma perna em decorrência de complicações por diabetes. Assim, ela parou de realizar apresentações musicais, mas ainda mantinha, eventualmente, compromissos com gravadoras. Em 1973, Rosetta Tharpe faleceu, um dia antes de uma sessão de gravações que prevista em sua agenda.

Desse modo, Sister Rosetta Tharpe deixou um legado de coragem, ousadia e inspiração para as gerações futuras do rock e de outros gêneros musicais. Ela colocou toda a sua energia, emoção e devoção na música, dando origem a um novo jeito de compor, cantar e tocar guitarra. Por isso, desejamos que sua importância sempre seja reconhecida e celebrada!

Gostou de conhecer mais sobre a mulher negra que ajudou a criar o rock and roll? Então compartilhe este texto com alguém que você acha que deveria saber mais sobre Rosetta Tarpe!


Flávia Lemes

Sou formada em Filosofia e mestranda na área de Educação. Apaixonada por música, deixei de ser violonista de quarto para me tornar guitarrista e vocalista em algumas bandas locais. Adoro vinhos e sempre que posso busco aprender mais sobre suas características e descobrir novos sabores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *