Marketing musical — guia completo para divulgar o seu trabalho na internet

Trabalhar com música pode ser muito prazeroso e gratificante, afinal, você está mostrando a sua arte para o mundo. No entanto, além do tempo que você se dedica tocando e aprimorando a sua técnica, também é importante reservar alguns esforços para a sua divulgação. Nesse sentido, saber como realizar marketing musical é essencial para garantir que o seu som seja encontrado pelas pessoas que podem se interessar.

A internet é um ótimo espaço para isso, já que ela permite alcançar diversos públicos em todo o mundo e com um custo muito baixo. Mas é necessário entender como alguns dos seus mecanismos funcionam para divulgar o seu trabalho de forma satisfatória.

Quer saber mais sobre o marketing musical? Continue a leitura para conferir um guia completo para divulgar o seu trabalho na internet!


O que é marketing musical?

Antes de conhecer as principais estratégias de marketing musical, é importante entender mais sobre esse conceito. Imagine que você, músico, tem como objetivo alcançar 100 mil ouvintes mensais em um streaming, como o Spotify. Além disso, você pretende construir uma carreira sólida, com um público fiel, que apoie os seus lançamentos e compareça em seus shows. O marketing é o caminho pelo qual você chegará a esses resultados.

Ao contrário do que muitas pessoas nesse meio podem imaginar, ter músicas boas, gravadas com atenção e qualidade não é suficiente. Deveria ser, mas infelizmente essa não é a realidade. Isso porque, existem muitos artistas criando excelentes obras todos os dias, mas apenas uma parte deles recebe destaque. Nesse sentido, o seu alcance depende dos caminhos que você utiliza para chegar até o seu público.

Aqui, é importante diferenciar o marketing da publicidade. Simplificadamente, podemos dizer que a publicidade é aquela campanha pontual que você realiza quando tem um lançamento ou um show marcado, com flyers, posts patrocinados etc. Ela visa resultados rápidos e específicos. Por outro lado, o marketing tem um foco mais duradouro. Neste caso, você nutre uma relação com o seu público, incentiva o engajamento e faz com que ele se identifique com você.

10 estratégias de marketing musical para crescer na internet

Agora que você já sabe o que é marketing musical e os resultados que ele pode ter em sua carreira artística, é o momento de conhecer os métodos para divulgar o seu trabalho e crescer na internet. Confira 10 estratégias poderosas!

1. Tenha uma identidade artística clara

A primeira dica, e uma das mais importantes, é entender qual é a sua identidade artística. Quando você optou por seguir uma carreira musical, provavelmente selecionou um estilo com o qual mais se identifica para realizar o seu trabalho. A sua personalidade como músico ou banda precisa estar explícita não apenas em sua música, como também na sua forma de se vestir, de se comunicar e de marcar a presença digital.

Sabe quando você escuta um trecho de uma música e, mesmo sem ter nenhuma referência, identifica quem está tocando? Isso acontece porque aquele artista tem uma identidade musical clara e que já foi internalizada pelos ouvintes.

Esse elemento é importante para diferenciar você das outras pessoas, trazendo uma característica única e que é capaz de gerar conexão com o público. Assim, você pode até estar tocando um cover que todo mundo já faz, mas ele terá a sua assinatura e personalidade. Com efeito, isso pode ser realizado sem forçar a barra ou impedir as experimentações. O caminho para a elaboração da identidade artística é individual, então, respeite o seu processo e não faça nada que te deixe desconfortável.

2. Faça marketing musical nas redes sociais

As redes sociais são espaços privilegiados para artistas mostrarem o seu trabalho e ampliarem o alcance. Elas oferecem muitas vantagens, por exemplo, serem gratuitas; contarem com ferramentas específicas para divulgação; terem a presença massiva do público; serem locais em que as pessoas estão buscando — na maioria das vezes — a diversão.

Desse modo, ter presença nas redes sociais é importante, porém, isso precisa ser feito de forma inteligente. Não é necessário seguir trends, fazer dancinhas ou outras estratégias comuns se isso não fizer sentido para o seu trabalho ou não te deixar confortável. A identidade artística nesse momento é fundamental. Considere que, apesar de ser importante ter suas redes atualizadas, é melhor priorizar a qualidade à quantidade. Assim, não poste conteúdos apenas para preencher o espaço.

Similarmente, é interessante mesclar diferentes tipos de postagens para que a rede não fique monótona. Se você é músico, as pessoas visitam o seu Instagram, Facebook, TikTok ou qualquer outra rede com a intenção de ouvir o seu trabalho. Portanto, é necessário ter materiais desse tipo para apresentar. Pode ser relevante intercalar covers e músicas autorais.

Registros dos músicos em eventos ou bastidores costumam atrair o público. Da mesma forma, divulgações de shows e lançamentos precisam estar nas redes. Enquetes ou outras postagens que estimulem a interação com a audiência também podem oferecer bons resultados na relação de vocês e no crescimento das contas.

Além disso, mantenha sempre o espaço de apresentação, como a bio do Instagram, atualizada com as principais informações sobre você, bem como com acesso facilitado aos materiais disponíveis, por exemplo, no Linktree.

3. Realize parcerias

Para alcançar ainda mais públicos, uma excelente estratégia é realizar parcerias. Você pode estabelecer relações com bares, casas de show, outros artistas ou marcas de instrumentos e acessórios musicais. Com isso, ambos os lados ampliam o público e compartilham a autoridade no mercado.

Um caminho eficaz é gravar músicas em colaboração. Com as ferramentas digitais cada vez mais acessíveis e a possibilidade de realizar gravações caseiras — ou mesmo ter um home studio — de forma simples, as collabs podem ser feitas por pessoas em localidades diferentes sem que elas precisem se encontrar.

Portanto, em uma carreira cheia de desafios como é a da música, é muito válido que os artistas se unam para oferecer apoio um ao outro e crescer em parceria.

4. Explore o potencial do YouTube




Apesar de se enquadrar como uma rede social, o YouTube apresenta características distintas das demais. Como uma rede focada em vídeos, que manteve a sua identidade desde a origem, o site é um espaço de grande relevância para quem deseja ampliar o público na música.

A primeira dica para crescer no YouTube é criar uma conta organizada e atraente, com mensagens claras sobre o seu trabalho. Certifique-se de elaborar títulos e legendas objetivos e envolventes, afinal, é por esse texto que a maioria das pessoas chegará até o seu conteúdo. Faça boas thumbnails para os seus vídeos, evitando os famosos clickbaits, pois eles dificilmente geram resultados consistentes.

Além disso, uma boa estratégia é incluir algumas gravações de covers que tenham a ver com a sua música. Eles conseguem alcançar um público maior e você pode direcionar essas pessoas até os seus materiais autorais, a partir de links bem inseridos. A regularidade das publicações também é um aspecto relevante para crescer no YouTube.

5. Profissionalize a sua comunicação

Você ou sua banda podem ser bastante descontraídos nas redes e também nos shows, afinal, a música está relacionada aos momentos de diversão. No entanto, na hora de se comunicar com possíveis contratantes, parceiros ou mesmo ao responder as questões do público, é fundamental assumir uma postura profissional.

Durante os contatos que realizar, mantenha uma comunicação organizada e que demonstre que o seu trabalho é sério e confiável. Por mais que pareça simples, a forma como você se apresenta faz toda a diferença em como as outras pessoas vão enxergar a sua arte.

6. Crie um kit para a imprensa (press kit)

Um dos elementos importantes do marketing para músicos é o kit de imprensa, também conhecido como press kit. Trata-se de um documento digital que contém as principais informações sobre o músico ou banda. Essa é uma ótima ferramenta para os seus lançamentos ou mesmo para conseguir preencher a sua agenda de shows.

De forma objetiva e organizada, ele contará com o que é essencial saber sobre você. Alguns itens que podem estar presentes no press kit são:

  • biografia;
  • fotos promocionais;
  • link para ouvir a sua música (preferencialmente em plataformas abertas, como o SoundCloud);
  • vídeos;
  • cobertura de imprensa;
  • equipe e participações especiais;
  • datas de eventos;
  • informações de contato (incluindo redes sociais).

Considere que o kit de impressa pode (e deve) ser atualizado com frequência, já que o seu trabalho artístico é cheio de novos acontecimentos, objetivos e desafios. Portanto, na hora de montar o documento, guarde arquivos editáveis.

7. Considere ter um site profissional




Uma estratégia importante para tornar a sua banda mais profissional e fortalecer o marketing para músicos é criar um site. Assim, você concentra todas as informações importantes, interage com o público e mantém os materiais relevantes para contratantes. Hoje em dia é muito fácil criar um site, mas é necessário manter a sua identidade e buscar um aspecto sério. Se puder, invista em um profissional para a criação, programação e design de imagem. Será um passo importante para o seu crescimento na internet.

8. Crie uma newsletter

Uma das vantagens que o site exclusivo oferece ao seu marketing musical é a possibilidade de criar uma newsletter para nutrir o relacionamento com os fãs. Ela consiste em uma lista de e-mails de pessoas interessadas em seu trabalho, que pode ser utilizada para disparar mensagens automáticas e segmentadas. Com isso, você mantém a sua audiência por dentro dos acontecimentos mais importantes em sua carreira, aumentando o engajamento em seu conteúdo.

Porém, jamais compre listas de e-mails, pois o efeito pode ser o oposto do desejado: você pode afastar as pessoas. Mantenha espaços para que os visitantes do site voluntariamente deixem o endereço eletrônico para receber as suas mensagens.

9. Invista em publicidade paga

O crescimento orgânico na internet tende a oferecer um excelente resultado em seu trabalho. No entanto, muitas vezes pode ser necessário obter ajuda de recursos como a publicidade paga. Ela impulsiona a sua música para que ela chegue até as pessoas certas. Assim, é relevante utilizar essa estratégia de forma inteligente, por exemplo, para divulgar uma música nova, um clipe recém-lançado ou um evento em que você irá se apresentar.

Os anúncios musicais são capazes de oferecer resultados mais rápidos do que as estratégias orgânicas, então, eles podem complementar os seus esforços para crescer na internet. Na hora de utilizar as ferramentas de anúncio, opte sempre por segmentar o conteúdo de acordo com o público que deseja alcançar, em vez de escolher o recurso automático das redes ou do Google. Desse modo, você aumenta as chances de ser visto por quem realmente tem interesse em seu conteúdo.

10. Tenha métricas consistentes

Uma parte importante de qualquer estratégia de marketing, o que inclui o marketing musical, é ter métricas claras e consistentes. Na internet, é comum que as pessoas se percam em métricas de vaidade, tais como a quantidade de curtidas de uma publicação. Mas elas dizem pouco sobre os resultados em seu trabalho.

Se, por exemplo, a sua intenção é divulgar um evento, o que realmente demonstra o sucesso da campanha é a quantidade de pessoas que comparece e não as curtidas da publicação. Alguns indicadores, como o número de reproduções e compartilhamentos de uma música, bem como a inclusão dela em playlists tendem a ser sinais da receptividade do público.

Para alinhar o seu marketing de músico, é interessante ter ferramentas que indicam a origem dos acessos em seu conteúdo. As redes sociais contam com alguns recursos para entender melhor o comportamento do público. Em sites profissionais, um instrumento essencial de coleta de informações é o Google Analytics. Assim, você vê quais esforços dão mais resultados e quais não são efetivos.

Como você viu, existem muitas oportunidades de realizar o marketing musical na internet e fazer o seu trabalho ser visto. Selecione aquelas que fazem sentido para o seu caso e aproveite os resultados em sua carreira. Não se esqueça de nos contar sobre a sua experiência com a prática das dicas que você acabou de conferir!

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Flávia Lemes

Sou formada em Filosofia e mestranda na área de Educação. Apaixonada por música, deixei de ser violonista de quarto para me tornar guitarrista e vocalista em algumas bandas locais. Adoro vinhos e sempre que posso busco aprender mais sobre suas características e descobrir novos sabores.

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