Odaya — música autoral e autoconhecimento

A música tem o poder de alterar o nosso estado de espírito, provocar reflexões e se alinhar com o nosso humor. Por isso, é sempre interessante encontrar trabalhos que investem nessas sensações intencionalmente, como é o caso do projeto Odaya. Conversamos com John Evans, responsável pelas músicas autorais que convidam ao autoconhecimento e ao resgate de coisas boas da vida.

Bateu curiosidade de saber como é essa combinação? Confira nas próximas linhas um pouco mais sobre o projeto Odaya e se envolva nessa proposta de mergulhar em si.

O que é Odaya?

A ideia central do projeto é dividir as coisas boas da vida. O conceito trabalha muito essa ideia. O ethos do projeto é o movimento, a fluidez, levando muita referência da água, o mar, juntamente com os outros elementos naturais; terra, fogo, e ar. As letras tem pauta de motivação, e alinhamento consigo mesmo. A linguagem visual trabalha com cores vivas, remetentes as cores encontradas na natureza. O verde, azul, amarela, roxo, laranja, sempre carregando simbologias.

Como é o processo de composição do projeto Odaya?

Eu tenho alguns processos de criação. Com o violão e voz, brincando com o instrumento até sair algo que eu goste.A partir de uma letra ou com um beat que chame uma melodia e acordes. Como estou produzindo tudo, não tem regra. Do jeito que vier ta valendo, contanto que venha.

Como é a recepção do público em relação ao trabalho autoral?

Odaya é um projeto novo, recente na cena, então muita gente ainda não conhece. Mas de experiência, quem ouviu o que já foi lançado, curte, segue as redes sociais e passa acompanhar os movimentos de perto. É normal ter uma certa resistência para músicas autorias desconhecidas. É só uma questão de tempo para as pessoas se abrirem ao som e darem uma chance e espaço às novidades que estão por vir.

O que é ser artista independente no Brasil?

É preciso ter muita vontade de ser músico no Brasil. Mesmo com o desenvolvimento da cena musical brasileira, estamos muito atrás de outros países. O Brasileiro não tem o hábito de sair pra ouvir uma banda desconhecida num evento pequeno. Enchemos estádios com ingressos de R$400 para assistir bandas famosas, mas sair de casa para ouvir uma banda recém chegada na cena é outra história.Outro lado importante de se discutir é o acesso à equipamento. Os preços altos atrasam o desenvolvimento da cena, limitando acesso aos equipamentos à poucos músicos que tem os recursos necessários criando então um modelo; na terra de cego quem tem um olho é rei.

Quais são as referências musicais?

Sempre ouvi muita música, desde de muito jovem. O Soul, R&B e rock clássico foram os pilares da minhas influências. A música eletrônica segue contemporizando as frequências que tanto amo. Artistas como Marvin Gaye, Muddy Waters, Ray Charles, Bill Withers, Bjork, Radiohead, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tim Maia estão na água que bebo para compôr as músicas.

O que esperar dos trabalhos futuros?

Tem muita coisa vindo pela frente. Colaborações, EPs e eventualmente um álbum. Foram lançados 3 singles até o momento. A ideia agora será começar a fazer lançamentos de EPs e álbuns com intuito de proporcionar uma experiência. Mostrando também uma caminhada mais longa, ao invés de uma pequena jornada de alguns minutos como é o caso de um single.

O videoclipe enviado é da música Zebra, produzi a música que já foi lançada, está disponível em todas as plataformas. Dirigi, montei e produzi o clipe. Foi uma experiência ótima que casou muito com a proposta da peça.  As vezes vem uns ventos de criação que uma música sai fácil, de forma leve, outras precisam de um pouco mais de tempo, carinho e espaço para maturar.

Estações que vem e vão. Como tudo que é vida.

Portanto, é ótimo conhecer novos trabalhos e viajar por meio da música. Nesse sentido, as produções do projeto Odaya podem proporcionar novas experiências e conexões, apenas pelos sons. O blog Música e Vinho agradece a participação desse artista autoral que certamente fará parte das nossas playlists. Como não poderia deixar de ser, finalizamos este post com uma música que apresenta um pouco mais sobre Odaya. Você pode conhecer mais no Instagram do projeto.

Quer mostrar uma banda autoral para o blog? Então entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *