Como aprender inglês com música?

Você já desejou aprender inglês com música? Esse idioma — que é tão importante para a comunicação mundial, o mercado de trabalho e tantos outros setores da nossa vida — pode ser aprendido de forma leve e divertida. A música tem o potencial de ser um recurso complementar para os estudos de uma língua estrangeira, pois exercita habilidades fundamentais para esse aprendizado. Além disso, elas podem ser facilmente inseridas na rotina, trazendo diversos benefícios.

Para obter  um bom resultado em seus estudos de inglês utilizando música, você pode adotar algumas estratégias que deixam a prática ainda mais efetiva. Assim, você curte as melhores canções e ainda desenvolve as suas habilidades. Quer saber mais sobre como aprender inglês com música? Continue a leitura para conferir!


É possível aprender inglês com música?

A música é um excelente meio para aprender inglês, pois, como você viu, ela treina habilidades necessárias na aprendizagem de um novo idioma. A principal delas é o listening, que é a compreensão oral, exercitada enquanto você escuta a canção. Se você se aventurar a cantar junto, também poderá explorar o speaking, que é a comunicação oral. É possível ir além, exercitando a leitura da letra (reading) e a transcrição (writing).

O melhor de tudo é que você se desenvolve enquanto aproveita as faixas que mais gosta. Esse método de aprendizagem ainda tem a vantagem da repetição. Isso significa que ouvir várias vezes aquela música que você ama vai incentivar os seus conhecimentos a ficarem cada vez mais fixos. Outro ponto positivo para a estratégia é que as produções artísticas tendem a englobar bastante da cultura e das falas informais dos nativos, o que ajuda você a se familiarizar com hábitos dos falantes.

Mas é importante reforçar que as músicas são recursos complementares. Para uma compreensão aprofundada de um novo idioma é necessário conhecer também as bases gramaticais, bem como ter uma rotina consistente de estudos.

Como aprender inglês com música?

Agora que você já sabe que é possível sim aprender inglês com música, que tal conhecer algumas dicas para tornar sua experiência ainda mais proveitosa? Confira, nas próximas linhas!

Verifique o país de origem da banda

Um ponto importante na hora de ouvir conteúdos em inglês é saber qual o país de origem da banda ou do artista, pois isso indicará o sotaque que aparecerá nas canções. Se, por exemplo, o seu foco é aprender o inglês britânico, é mais interessante ouvir as bandas do Reino Unido. Considere também que artistas que não têm o inglês como língua materna podem apresentar um sotaque característico.

Muitas palavras costumam ter variações na pronúncia de acordo com os regionalismos e esse é um ponto para se ter em mente na hora de utilizar as músicas para complementar a aprendizagem. Quando estiver bem familiarizado com o inglês, é interessante escutar canções de diferentes regiões e observar essas variações de sotaque.

Comece por músicas mais lentas e de pronúncia clara

A escolha das melhores músicas também faz diferença no seu resultado. Faixas em que o vocalista utiliza muitos drives vocais — aquele efeito “rasgado”, comum no rock, heavy metal, blues etc. —, por exemplo, tendem a tornar a compreensão mais difícil. O mesmo acontece com letras cantadas de maneira muito rápida.

Algumas sugestões para começar são:

  • “Yellow”, da banda inglesa Coldplay;
  • “Love of My Life”, da também inglesa Queen;
  • “Wherever You Will Go”, da estadunidense The Calling;
  • “I’m With You”, da estadunidense Avril Lavigne;
  • “Big Girls Don’t Cry”, da estadunidense Fergie;
  • “Flowers”, da estadunidense Miley Cyrus.



Acompanhe a letra da música

Tentar entender a música apenas pela audição é um bom exercício, mas também é interessante consultar a letra para comparar as palavras com a pronúncia. No entanto, tenha atenção para o fato de que algumas adaptações na fala são comuns em canções, para ajustar o texto à melodia. Quanto mais conteúdos em inglês você consumir, mais fácil ficará para perceber essas variações.

Anote o significado das palavras novas

Um excelente exercício para ampliar o seu vocabulário em inglês é anotar as palavras que acabou de conhecer e o significado. Desse modo, você terá sempre à mão um referencial para consultar os termos novos e a prática ainda ajudará na fixação das expressões que descobrir.

Treine no karaokê

Já decorou a letra todinha? Agora é hora de virar o vocalista e experimentar cantar sem referências. No YouTube você encontra as versões “karaokê” de uma infinidade de canções. Assim, você poderá soltar a voz e exercitar a sua pronúncia. De quebra, essa ainda vai ser uma experiência muito divertida, especialmente se você fizer isso com os amigos.

Tente escrever a letra da música sem consultar

Por fim, um exercício interessante é a transcrição da letra. Faça essa atividade com calma e curtindo o momento. Pause a música quantas vezes precisar. É uma boa oportunidade para entender a tradução e se conectar com a faixa escolhida. Ao terminar, compare o que você escreveu com a letra e verifique se houveram erros.

Viu só como é possível aprender inglês com música? Essa é uma forma muito prazerosa, simples e acessível de aprimorar as suas habilidades no idioma. Aproveite as dicas e explore os trabalhos dos seus artistas favoritos!

Você tem mais alguma dica para aprender inglês com música? Compartilhe com a gente nos comentários e ajude outras pessoas nessa jornada!


Flávia Lemes

Sou formada em Filosofia e mestranda na área de Educação. Apaixonada por música, deixei de ser violonista de quarto para me tornar guitarrista e vocalista em algumas bandas locais. Adoro vinhos e sempre que posso busco aprender mais sobre suas características e descobrir novos sabores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *