Artista independente — conheça Remédio Sem Causa

Continuando com o nosso projeto de apresentar artistas autorais, nesse texto traremos a banda Remédio Sem Causa da cidade de São João del Rei, Minas Gerais. Nessa entrevista veremos a criação da banda, sua relação com o público e como tem lidado com a crise que vivemos na pandemia.

Nesse momento crítico que vivemos, artistas que trabalham com o público, os músicos por exemplo, têm somente a internet como alternativa para mostrar o seu trabalho. Sendo assim, por este post traremos a proposta da banda pra que, se você se interessar, possa conhecê-la mais a fundo! Boa leitura

Como a banda surgiu?

Olá, pessoal do Música e Vinho! A Remédio Sem Causa surgiu em 2013, inicialmente como uma banda cover de Ramones, com Igor e Cíntia. O Vinícius entrou no fim do mesmo ano. Como a banda sempre teve vontade de compor e também não dominávamos tanto os equipamentos, a partir de 2014 começamos a trabalhar na nossa primeira demo de músicas autorais.

Com o passar do tempo, as nossas composições passaram a sobrepor os covers nos shows, até praticamente não tocá-los mais. A formação atual conta com Igor Monteiro no vocal e guitarra, Vinícius Batista no baixo e backing e Giovane Dâmaso na bateria.

Como é o processo de composição?

Tudo pode começar a partir de um riff ou de uma letra. Cada um leva a sua ideia e a banda a desenvolve. Geralmente não há um processo muito certinho ou burocrático demais, algo que abominamos. Apenas tentamos seguir um estilo de composição que a banda se encaixe musicalmente.

Como vocês percebem a reação do público em músicas autorais?

Acho que não tem nada mais gratificante do que isso. Sentimos que têm pessoas que vão aos nossos shows porque gostam da nossa música, aí elas cantam, dançam e se divertem. Realmente é a coisa mais prazerosa de todas. O mesmo serve para quando lançamos alguma música e o feedback é positivo. Quando recebemos mensagem de desconhecidos também. Saber que tem pessoas curtindo algo que veio genuinamente de você é algo indescritível.

O que é ser artista independente no Brasil?

É uma luta constante, já que tudo acaba ficando por conta da própria banda. Mas não da para esperar muito que isso seja diferente aqui, já que apenas determinados nichos artísticos que recebem mais atenção e apoio tanto por parte do meio cultural quanto do mercado da música.

E a proposta da banda sendo de protesto e com posicionamento político acaba ficando mais difícil ainda receber algum apoio por parte do mercado da música. Mas o mais importante é que cada um de nós está fazendo o que gosta e não se sente contrariado nisso, e isso já nos motiva a seguir em frente mesmo com as dificuldades.

Como a pandemia interferiu no trabalho da RSC?

Foi um baque para os planos da banda mas de certa forma teve seus benefícios. A banda mantinha uma frequência boa de shows e estava trabalhando muito em composições novas antes da crise da pandemia. Como todo artista que lida com o público, tivemos que remanejar um pouco as coisas, por exemplo, com um vídeo ou outro de alguma música e algumas lives de entrevista.

Mas por falta de equipamento uma live seria impossível para banda. O que foi benéfico é que a pandemia fez com que nós investíssemos mais na parte de composições e também na gravação do próximo álbum, com cada um gravando sua parte como pode em casa.

Agora que conhecemos um pouco sobre a Remédio Sem Causa, que tal conferir um dos últimos singles lançados pela banda? Abaixo temos a música Embate, com a letra no vídeo, caso queira acompanhar. E se você gostou do trabalho da RSC, pode ouvir mais pelo Spotify e pelo You Tube. Acompanhe a banda também pelo seu Facebook e Instagram.

Se você tem uma banda ou é um artista e gostaria de participar de uma entrevista conosco, fale com a gente pela nossa página de contato!

2 thoughts on “Artista independente — conheça Remédio Sem Causa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *