Gothic Rock — conheça a banda Obsolete Memories

O Música e Vinho apresenta mais uma banda autoral, que faz um trabalho muito bacana. Conversamos com o Sid Wesselka, da Obsolete Memories. Ele faz tudo por conta própria e explora uma sonoridade voltada para o Gothic Rock e o Post Punk.

É uma ótima opção para entrar na playlist de quem curte um som obscuro, genuíno e que não cede ao que a grande mídia deseja. A cena do gothic rock sempre terá espaço para artistas independentes que tragam boas contribuições ao gênero e mantenham vivo o estilo, que vai além da musicalidade.

Neste post, vamos conhecer muito mais sobre a Obsolete Memories e o trabalho que o Sid vem fazendo todo na proposta do Do It Yourself. Confira a seguir!

Como a banda surgiu?

A banda surgiu em 2011 na cidade de Santo André no ABC Paulista, com a proposta de fazer um som voltado para o estilo Gothic Rock e Post Punk. Eu sou Sid Wesselka sou fundador da banda Obsolete Memories. A banda é formada apenas por um apenas um integrante, em 2013 foi lançado o primeiro EP chamada Cloudy, atualmente  a banda está com três álbuns e já tem algumas composições para um próximo álbum em breve.

Quais são principais referências musicais?

Umas das bandas que mais me influenciaram para criar esse projeto foram bandas como The Cure, Bauhaus e Sisters of Mercy entre as mais conhecidas, e bandas mais alternativas como Nosferatu, Fields of the Nephilim e Witching Hour.

Como é o processo de composição?

Primeiramente penso na melodia da música, geralmente começo as composições pela guitarra, onde crio introdução, verso, solo e refrão, depois crio os efeitos de guitarra, linha de baixo, teclado, bateria, melodia de voz e a letra. Gravo os instrumentos de forma separada, um instrumento por vez, crio a bateria e o teclado através de programa de computador, e depois gravo o baixo, guitarras e por último as vozes, em seguida vem as mixagens, onde é montado os efeitos e ajustados os volumes para cada instrumento e voz.

O que é ser artista independente no Brasil?

Hoje em dia devido ao fácil acesso a estúdios de gravações e programas de gravações existem muitas bandas independentes no Brasil, eu acredito que os artistas independentes deveriam ser mais valorizados, pois os artistas independentes trabalham com o que eles realmente gostam sem se preocupar com o que está na moda ou influência de gravadoras.

Muitas pessoas reclamam dizendo que não há nada de novo, mas nem sequer procuram ouvir um trabalho de uma banda independente, porque não é uma banda que está na mídia, não se ouve falar na rádio, na TV ou em sites populares e nem tem um selo de uma famosa gravadora. Devido a essas coisas o artista independente não é muito reconhecido, para um artista independente o principal método de divulgação é através da Internet em sites de música e vídeos e apresentações em bares e casas noturnas.

Como é a cena do gothic rock no Brasil?

A cena Gothic Rock no Brasil é um pouco limitada, é um estilo bem underground onde tem um público bem seletivo, não só o Gothic Rock, como o Post Punk, Darkwave e o Death Rock que são subgêneros similares. Essa cena foi mais popular na década de 80 onde teve seu auge, e um pouco também na década de 90, mais do que é hoje em dia.

Existiram e ainda existem muitas bandas voltadas nesse estilo, porém a grande maioria são bandas independentes onde só quem é apreciador do estilo conhece, não se vê divulgação desse gênero em locais que não sejam voltados para esse estilo, locais como sites, canais do YouTube, grupos de Facebook e casas noturnas, porém a cena nunca caiu no modismo, e nunca foi esquecida, sempre haverá o público voltado para esse estilo.

Nós, do Música e Vinho, como bons amantes do Gothic Rock, curtimos demais conhecer o trabalho dessa banda de um homem só. Como sempre, deixamos uma amostra do trabalho, com o grande símbolo da subcultura, o Nosferatu. Quem quiser conhecer mais sobre a Obsolete Memories pode acompanhar o canal da banda no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *