Eruption de Van Halen — o solo que marcou a história

A música Eruption de Van Halen é uma composição instrumental que fez parte do primeiro disco da banda, chamado Van Halen. Seu lançamento aconteceu em 10 de fevereiro de 1978, por: Alex Van Halen, Eddie Van Halen, David Lee Roth e Michael Anthony.

Assim, a faixa incorpora ao cenário novas técnicas que influenciaram muitos guitarristas, além de colocar Eddie Van Halen em diversas listas de melhores do mundo. Nesse sentido, há quem acredite que Eruption mudou a história do hard rock e, definitivamente, colocou a banda em um patamar elevado no gênero.

É a história e o impacto de Eruption, bem como uma breve trajetória da banda e de seu lendário guitarrista, que este post abordará. Continue a leitura para conferir!

A formação da banda Van Halen




Os irmãos Van Halen já eram conhecidos na cena local por tocarem alguns covers no início da década de 1970. Nesse período, já tocavam em grandes clubes e chamavam a atenção de grandes artistas e produtores. Porém, foi ao se juntarem ao vocalista David Lee Roth e o baixista Michael Anthony que desenvolveram as composições que dariam forma ao primeiro disco, com o nome da banda.

Como vimos, o álbum foi lançado em 1978 e já alcançou a 19ª posição da Bilboard, um dos maiores sucessos nas estreias do rock. Nos anos seguintes, a banda se consagrou como uma referência para o hard rock. Nesse contexto, Eruption, certamente, é uma faixa que marcou músicos e apreciadores.

A repercussão do primeiro disco

A imagem da capa do disco Van Halen foi feita no famoso clube Whisky a Go Go, que fica em West Hollywood, na California. O álbum recebeu muitas críticas positivas e vendeu mais de 10 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. Com isso, tornou-se um grande sucesso de vendas para um álbum de estreia. Como resultado, recebeu o Disco de Diamante e muitos prêmios de grandes revistas musicais.

No entanto, inicialmente o público demonstrou certa desconfiança com a habilidade de Eddie Van Halen, por acreditar que nenhum músico conseguiria repetir aquele efeito ao vivo. A combinação entre as longas aberturas, o uso intenso da alavanca, a velocidade, os tappings e o som absurdamente limpo pareciam ser impossíveis para qualquer ser humano.

Porém, bastou o guitarrista mostrar seu virtuosismo nos shows para se tornar uma referência mundial e inspiração para instrumentistas de todos os níveis e gêneros, especialmente na cena do hard rock. Com efeito, ocupa a oitava posição entre os 100 melhores guitarristas de todos os tempos da Rolling Stone, e é destaque em diversas outras listas semelhantes.


A importância de Eruption de Van Halen

A versão original de Eruption de Van Halen tem 1min43s e foi o suficiente para deixar o mundo boquiaberto com a habilidade do guitarrista. As versões ao vivo se tornavam mais longas e provocavam o clímax dos shows da banda. Com isso, fez até o melhor dos guitarristas sentir que precisaria desenvolver um pouco mais a sua técnica.

Apesar de não ser o primeiro músico a explorar o tapping na guitarra, certamente inaugurou uma forma característica de utilizar o recurso. Desse modo, a faixa gravou o nome de EVH na lista de melhores do mundo, não somente pela técnica avançada, mas também pelo feeling e energia que transmitia. Vale a pena ouvir mais uma vez essa grande composição.

O falecimento de Eddie Van Halen

O ano de 2020 não foi fácil para a maioria das pessoas que habitam o planeta Terra. Assim, em 6 de outubro daquele ano difícil, o mundo recebeu a triste informação do falecimento do guitarrista Eddie Van Halen, em decorrência de um câncer. Com isso, o hard rock perdeu um dos seus maiores expoentes e vários guitarristas se viram órfãos da grande referência que foi — e ainda é — EVH.

Nesse cenário, uma boa notícia: Wolfgang Van Halen, seu filho, tem se dedicado cada vez mais ao mundo da música. Apesar disso, seu instrumento não é a guitarra, e sim o baixo. Ele substituiu Michael Anthony e assumiu turnês com a banda. Recentemente, lançou a emocionante canção Distance, em homenagem ao pai.

Como vimos, Eruption de Van Halen é um grande marco na carreira desse artista cheio de grandes sucessos e composições que marcaram a história da música. Se legado permanecerá inspirando artistas pelo mundo.

Gostou de conhecer mais sobre essa música e o guitarrista Eddie Van Halen? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e mostre a outras pessoas também.


Flávia Lemes

Sou formada em Filosofia e mestranda na área de Educação. Apaixonada por música, deixei de ser violonista de quarto para me tornar guitarrista e vocalista em algumas bandas locais. Adoro vinhos e sempre que posso busco aprender mais sobre suas características e descobrir novos sabores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *