Como tocar pestana — violão e guitarra

Como tocar pestana no violão e na guitarra? A técnica de tocar duas ou mais cordas no instrumento com apenas um dedo é a dificuldade de muitos músicos iniciantes, que podem ficar desestimulados com os estudos. Se você está sofrendo com isso e acaba fugindo das músicas que tenham acordes com pestana, saiba que esse é um problema bastante comum e que pode ser superado.

O aprendizado da música precisa sempre ter algum nível de desafio para garantir a evolução. Por isso, é importante compreender em qual técnica a pestana se baseia e treinar com frequência para conseguir executá-la com tranquilidade e fluidez. A boa notícia é que com alguns exercícios é possível fazer as pestanas e não deixar de aprender as músicas que gostaria por conta delas.

Para ajudar, trouxe algumas dicas de como tocar pestana no violão e na guitarra e superar essa dificuldade. Vamos lá?


Concentre-se nas cordas certas

O acorde com pestana não necessariamente engloba todas as cordas do violão ou guitarra. Nesse sentido, é fundamental observar quais notas devem ser tocadas para conseguir o som desejado. É um equilibro de encaixe e pressão adequados para chegar ao melhor som. Se o acorde começa a partir da quinta corda, como é o caso do si, é importante não incluir a sexta corda.

Quando as primeiras cordas não fazem parte da pestana, você precisa apenas repousar o dedo sobre elas, para que fiquem abafadas. A dica é tocar cada uma delas para verificar se estão emitindo o som desejado. Cuide de manter a pressão regular com o dedo.

Observe a postura da mão ao tocar a pestana

A postura da sua mão faz muita diferença para conseguir um bom resultado e evitar dores. Para fazer a montagem do acorde, é preciso colocar a lateral do dedo nas cordas que serão pressionadas. Geralmente se usa o indicador, mas existem pestanas feitas com outros dedos também.

Observe se os dedos não saem demais do braço do instrumento, pois isso é sinal de que a pressão está excessiva. O indicador não precisa ficar centralizado na casa, ele pode ficar mais próximo do traste, o que facilita bastante a estabilização. O ideal é que o dedo fique mais reto.

Da mesma forma, o polegar é muito importante para tocar a pestana sem muita dificuldade, pois ele oferece o apoio necessário para sustentar as notas. Por isso, ele precisa ser posicionado mais ao centro do braço. A dica é evitar a força excessiva, que pode trazer dores. Com a prática, você encontrará a pressão ideal.

Faça exercícios que ajudam a tocar pestana




Existem exercícios para melhorar as suas pestanas e fazer com que elas se tornem mais fluidas. Assim, pratique por alguns minutos todos os dias e em pouco tempo conseguirá tocar os acordes com mais facilidade. Veja algumas opções a seguir.

Exercício 1 — Pestanas apenas com o indicador

O primeiro exercício vai trazer mais resistência ao seu indicador e ajudar a se adaptar a diferentes regiões do braço do violão ou guitarra. Assim, monte uma pestana nas seis cordas do instrumento, toque cada uma delas e confira o som. Deslize para a casa seguinte, repetindo o processo por todo o braço até que todas as notas saiam limpas. É comum que no começo elas fiquem um pouco presas. O ideal é persistir até ver os resultados.

Exercício 2 — Montagem da pestana

Depois de treinar bastante o primeiro exercício, vamos exercitar a montagem do acorde para que ela fique mais ágil. Para isso, monte o acorde, toque e confira se o som está saindo como o esperado. Afaste os dedos e depois toque novamente. Faça isso até que a montagem fique mais fluida.

Exercício 3 — Troca de acordes

O terceiro exercício ajuda a treinar a troca de acordes, afinal, isso é necessário para as músicas. Você pode colocar o metrônomo para ajudar. Faça a troca entre vários acordes e “brinque” com os sons. O importante é buscar sempre fazer com que todos os dedos cheguem simultaneamente ao braço do instrumento.

Portanto, para tocar pestana no violão ou guitarra é fundamental ter paciência e persistência. Com essas dicas e exercícios, você conseguirá ter bons resultados e tocar mais músicas, afinal, não precisará mais fugir dos acordes que exijam esse recurso

Essas dicas ajudaram você? Então compartilhe em suas redes sociais para que elas cheguem a mais pessoas também.


Flávia Lemes

Sou formada em Filosofia e mestranda na área de Educação. Apaixonada por música, deixei de ser violonista de quarto para me tornar guitarrista e vocalista em algumas bandas locais. Adoro vinhos e sempre que posso busco aprender mais sobre suas características e descobrir novos sabores.

One thought on “Como tocar pestana — violão e guitarra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *